Móveis de madeira e os seus tipos

A madeira se tornou a principal matéria-prima na fabricação de móveis, e por isso não é à toa que hoje em dia é muito difícil encontrar uma casa que não possui um móvel que tenha sido feito com ela.

 

No Brasil, a história do design de móveis sempre esteve ligada ao material, e quando o assunto são peças de qualidade, a madeira ocupa a preferência da maioria das pessoas.

 

Quando falamos de móveis sob medida, sobre móveis planejados estamos falando da marcenaria na sua essência, pois eles são planejados por profissionais para encaixar perfeitamente nos espaços adequados, além de ser um trabalho personalizados, que combina com o estilo de cada ambiente.

 

E quando o assunto são móveis de madeira não podemos deixar de lado o conceito de sustentabilidade, que está ganhando cada vez mais espaço no mercado. E esse cuidado na escolha da matéria-prima permite um controle de qualidade e respeito ao meio-ambiente.

 

Além disso, como também já vimos, os móveis feitos com madeira se destacam pela sua durabilidade, justamente por ser uma material natural, e a pela segurança, já que é uma matéria-prima resistente e não sofre oxidações como o metal, por exemplo.

 

Pensando nisso, vamos listar aqui os tipos de madeira que são utilizados sustentavelmente na fabricação dos móveis que você encontra na maioria das casas do Brasil:

 

Eucalipto: o Eucalipto é uma madeira de reflorestamento, comprada de madeireiras nacionais, utilizadas nas estruturas de poltronas, laterais de cadeiras, ripas e travessas para estrados de cama. Ela permite diversos tipos de acabamentos e além disso é uma madeira de alta resistência.

 

Tauari: é uma madeira das florestas brasileiras, comprada de madeireiras licenciadas e é utilizada na construção de móveis na área de varandas, com acabamento no estilo demolição, já que é uma madeira bem resistente.

 

Jequitibá: é uma madeira das florestas brasileiras, utilizadas na construção de móveis em geral. Tem uma coloração rosada que permite tingimentos para personalização do móvel.

 

Paraíso: é uma madeira conhecida também como Santa Bárbara e Cinamomo que permite o acabamento na cor Carvalho Siena. Utilizada para cadeiras, pés de mesa, e outras partes em que a madeira é necessária na construção de um móvel.

 

Cumaru: madeira típica da floresta brasileira e é extremamente rija. Por ser resistente, é muito utilizada na construção de telhados. Na indústria moveleira, de móveis sob medida, é muito utilizada para áreas externas, que pedem um produto mais resistente.

 

Sem dúvidas as vantagens de ter um móvel sob medida, sustentável e respeitando o meio ambiente é indiscutível. É importante saber de onde vem a madeira do móvel que faz parte da sua mobília. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato.

05/11/2019